Farofa de Natal especial para a ceia natalina

Essa receita vai ser o complemento ideal para a sua ceia de de Natal e fará o maior sucesso entre os convidados, faça essa Farofa de Natal especial e agrade a todos

Farofa de Natal receita ceia

A História da Farofa de Natal

Farofa existe no Brasil há séculos. Surgiu entre os índios Tupi-Guarani, e sua invenção é anterior à colonização portuguesa do Brasil.

Os historiadores da alimentação acreditam que, para satisfazer os índios, eles precisavam de uma alimentação muito rica e nutritiva. Então, jogaram tapioca na carapaça vazia de uma tartaruga e assaram. Assim, a gordura da carapaça é solta e misturada com a farinha. E assim nasceu a farofa!

Após o início da colonização, os portugueses começaram a usar essa mistura em suas viagens. Afinal, que melhor maneira de evitar a deterioração e suportar os rigores da vida cotidiana do que gordura, carne e temperos misturados à farinha seca?

Engana-se quem pensa que farofa é coisa de “gente comum” e não de realeza. Dom João VI carregava consigo sua farofa sempre que saía. Hoje, a farofa é servida como acompanhamento, tendo como ingrediente principal a mandioca ou fubá, juntamente com outros ingredientes como toucinho, cebola e alho. Em alguns casos, é até servido como prato principal quando é farto.

É tão versátil que aparece na mesa dos brasileiros, tanto no dia a dia quanto em ocasiões festivas, como também no Natal e nas festas juninas, onde harmoniza bem com quase todas as cozinhas nacionais.

Tudo o que você precisa saber sobre farofa de Natal

Farofa é um prato salgado servido como acompanhamento cujo ingrediente principal é a farinha de tapioca ou fubá, ou ainda uma mistura das duas farinhas, geralmente empanadas em gordura e com vários outros ingredientes como: milho, toucinho, ovos, linguiça defumada, cebola , banana, couve e passas.

É considerada uma das mais antigas receitas da culinária nacional e por isso surgiu entre os índios séculos antes da colonização portuguesa. Há relatos de que ele foi criado para substituir o tempero nos alimentos, e não para experimentar o sabor original de outros alimentos que fazem parte da refeição. As pessoas naquela época comiam com as mãos, então a farinha também desempenhava um papel muito importante na ligação dos alimentos.

É uma refeição de baixo custo e fácil preparo, comum entre os trabalhadores. Geralmente, é consumido com carnes, aves e peixes. Devido à baixa umidade, não requer refrigeração para conservar. O farro de Natal é perfeito para churrascos, almoços de domingo e até jantares de Natal e Ano Novo.

É raro encontrar um brasileiro que não goste de farofa e, quando decidem morar no exterior, tentam “contrabandear” para dentro, que é o que as pessoas desejam para a farofa no Natal.

A farofa natalina é considerada um carboidrato, por isso é uma excelente fonte de energia. Como sua composição varia tanto, nem mesmo de região para região, mas de família para família, é impossível falar com tanta propriedade sobre seu valor nutritivo, porém, depende muito dos ingredientes da farofa natalina.

Além da feijoada, a farofa é considerada o alimento mais consumido e popular nas reuniões de família e amigos, bem como nas ceias de Natal. E muito mais, novas receitas para ceias de natal super deliciosas e inesquecíveis, preparações variadas você encontra no Achou Gastronomia, Boas Festas!

Como fazer Farofa de Natal

Vamos começar essa receita de Natal colocando metade do abacaxi e ¼ da manteiga em uma frigideira grande de fundo grosso. Deixe dourar e coloque metade das passas. Continue mexendo aos poucos até que as frutas fiquem douradas e o caldo seque. Coloque em um recipiente aquecido e repita com o restante do abacaxi e das passas. Armazenar no mesmo local da primeira preparação. Na mesma frigideira, frite o bacon em mais ¼ da manteiga até dourar. Adicione a cebola e o alho e continue refogando até que tudo esteja dourado. Adicione a manteiga restante e a farinha de tapioca e frite até ficar crocante. Retire do fogo e acrescente o abacaxi morno com passas, manga, banana e salsinha. Tempere com pimenta preta e sal.

Receita de Farofa de Natal

Uma receita deliciosa que todos adoram! Faça com certeza a farofa de Natal para sua ceia, esse acompanhamento nunca pode faltar para essa época do ano, confira a receita logo abaixo.

Ingredientes

  • 200g de cebola picada;

  • 100g de manteiga;

  • 2 dentes de alho picadinhos;

  • 50g uvas-passas brancas;

  • 250g de farinha de mandioca;

  • ¼ abacaxi pequeno cortado em cubos;

  • 2 bananas picadas em cubos;

  • 2 mangas picadas em cubos;

  • 50g uvas-passas pretas;

  • 150g de bacon picado em cubos;

  • sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.

Como preparar a receita

  • Coloque metade do abacaxi e ¼ da manteiga em uma frigideira grande e com fundo grosso.
  • Deixe dourar e coloque metade das uvas-passas. Vá mexendo aos poucos até que as frutas fiquem bem douradas e o caldo tenha secado.
  • Coloque em um recipiente aquecido e repita a operação com o restante do abacaxi e uvas-passas. Guarde no mesmo local do primeiro preparo.
  • Na mesma frigideira, frite o bacon com mais ¼ da manteiga até ele ficar dourado.
  • Acrescente a cebola e o alho e continue refogando até que tudo fique dourado.
  • Coloque o restante da manteiga e farinha de mandioca e refogue até ficar crocante.
  • Tire do fogo, junte com o abacaxi e uvas-passas aquecidos, a manga, a banana e a salsinha.
  • Tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *